quarta-feira, 13 de abril de 2011

FELICIDADE INTEGRAL


A Felicidade Integral é um estado simultâneo de ser e ter que nos satisfaz plenamente. Ela é, relativamente, o máximo que nós terráqueos poderíamos usufruir, considerando o nosso atual estado evolutivo. É claro que é mais importante ser do que ter porque ser é uma aquisição permanente do espírito enquanto que ter é posse material temporária. Os conceitos sobre felicidade apresentados em A Matemática da Felicidade na Terra: http://amigodejornada.blogspot.com/search?q=matem%C3%A1tica+da e em A Busca da Felicidade: http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_376784.shtml, quando unidos, dão uma ótima idéia daquilo que percebo como sendo a Felicidade Integral. Em resumo, a soma dos efeitos da Satisfação Material, Ação Consciente e Motivação para Viver, constituem a base da Felicidade Integral, conforme segue:

Satisfação Material: Satisfação das necessidades básicas da vida tais como posse de coisas materiais, dinheiro, prazeres (alimentos, bebidas, namoro, sexo, diversão, lazer, etc.), saúde, prosperidade, êxito nos negócios e nas finanças, projeção social, repouso, segurança, moradia, vestuário, transporte, etc. O acesso a todas essas coisas pode ser importante e necessário, porém, deve-se ter cuidado com os excessos e com o apego exagerado à transitoriedade da matéria. Geralmente, todo excesso ou falta de alguma dessas coisas, isto é, o desequilíbrio, falta de bom senso ou de lógica no ser e no ter, pode ser a causa de problemas e de infelicidade. O importante nesse caso não é ser ou ter, mas saber ser e saber ter, ou seja, saber usar conscientemente, equilibradamente e sabiamente, os bens e as oportunidades emprestadas temporariamente a nós pela vida.

Ação Consciente: Prática de atividades que promovam a conscientização moral, de paz, de amor, do dever, de justiça, de fé, etc., isto é, atividades que promovam a tranquilidade de consciência. Essas atividades podem ser: trabalho profissional, emprego, esporte, lazer, arte, estudo, ciência, filosofia, religião, voluntariado, relacionamento humano, etc. De acordo com a lei de causa e efeito, toda atividade que promover o próprio bem ou o do seu próximo será, automaticamente, causa de felicidade. Por outro lado, toda atividade que promover prejuízos a si mesmo ou ao seu próximo, será causa de infelicidade. A ação consciente implica em sempre saber colocar sabedoria, amor e caridade nas atividades realizadas. O destino ou felicidade é resultante de um longo processo, consciente ou não, que se inicia na dimensão mental: os pensamentos e imagens mentais cultivados na mente podem despertar sentimentos e vontades, que por sua vez, podem gerar comportamentos e atitudes, que por sua vez, podem se tornar hábitos, que por sua vez, constituem a base de nosso caráter, que por sua vez, ditará o nosso destino. Assim, considerando-se o efetivo poder da mente na nossa felicidade, recomenda-se realizar, conscientemente, todas as atividades da vida. A chave da ação consciente é, portanto, o constante amor, sabedoria, caridade, equilíbrio, bom senso e lógica no uso das energias físicas, intelectuais, emocionais, sexuais e instintivas.

Motivação para Viver: Existência de motivação real e significado profundo para viver, baseados na fé raciocinada, na lógica, na esperança, na moral e nos valores éticos. A motivação e significado profundo são obtidos, principalmente, através do autoconhecimento. O autoconhecimento promove a felicidade, ou seja, o encontro do ser consigo mesmo, com a própria essência divina, com o ser causal, com o eu maior, com o Self, com o eu profundo, etc. O desconhecimento de si mesmo é causa de infelicidade devido a identificação do ser com o ego, com a ignorância, com as sombras, com o eu inferior, com o eu menor, etc. A essência divina é fonte de sabedoria, de amor e de caridade os quais são geradores de bondade, fraternidade, humildade, sinceridade, ética, compaixão, justiça, tolerância, amizade, auto-estima, etc. Por outro lado, o ego é a fonte de experiências equivocadas, dor, sofrimento e desamor os quais são geradores de ódio, egoísmo, orgulho, angústia, tristeza, medo, ciúme, inveja, etc. A dor e sofrimento são causados pela incompreensão, não aceitação e desrespeito à leis divinas tais como a de amor, de justiça e de causa e efeito. O autoconhecimento é necessário para a efetiva reforma íntima, transformação moral e vivência cristã.

A felicidade deve ser compreendida como sendo um caminho escolhido e não como um objetivo a ser atingido. O usufruto da felicidade dependerá, portanto, de como usamos nossa inteligência (emocional, intelectual e espiritual) para administrar a própria vida e os recursos disponíveis com equilíbrio, moderação, bom senso, etc. Ao aceitarmos a felicidade como sendo o próprio caminho, passaremos a aceitar naturalmente a realidade, sem os sofrimentos que poderiam advir da resistência em aceitar essa realidade. Na felicidade-caminho não ficamos presos ao passado ou futuro, mas estaremos sempre vivendo um eterno presente, ou seja, um eterno vir-a-ser e não presos a um objeto e emoção transitórios sujeitos às modificações do tempo e espaço.

Assim, resumidamente, a Felicidade Integral é resultante da aceitação da realidade material conforme ela se apresenta no tempo e no espaço (Satisfação Material), do uso consciente e planejado do tempo para realizar coisas urgentes e importantes objetivando o crescimento material e espiritual (Ação Consciente) e da constante busca do autoconhecimento (Motivação para Viver).

6 comentários:

João Alfredo Sinicio disse...

FELIZ (oxalá integralmente)
e a cumprimentar pela Feliz Intuição em que se inspira
esta "Pérola Dourada"...

Pedimos sua permissão generosa
para agregar o que entendo ser
"A Fórmula Básica de...
uma Nova Boatemátika";
ou seria a...
Matemática da Felicidade Integral?


FÓRMULA BÁSICA DA BOATEMÁTIKA
0 ⇔ 1
1 = 2 - 3 ~ 4/5 ~ 6
(AK-ADK)~{RMSC/TPVSK}~(RDKNPK)

LEGENDA:
AK.
AutoKonhecimento
ADK.
AutoDeskonhecimento
RMSC.
Reconfiguração da Matriz Social
TPVSK.
Transição ao Paracigma Sistêmiko
RDK.
Redescoberta da Konsciência
NPK.
Normalização da Psike

OBSERVAÇÃO:
Os temas integram o Seminário:
PENSO e NÃO PENSO... Logus existo
João Alfredo Sinicio

ENIO - O primo disse...

Parabéns Roberto (Primirmão)como diz João Alfredo, adotando o tratamento

Texto simples e objetivo o que me atrai muito
Gostaria de colocar duas questões , para reflexão e não com o objetivo de 'alterar" seu texto. Entendendo positivo, considere-as
1- Como questões aleatórias influenciariam nesta "Felicidade Integral"
2- A Felicidade é um caminho. Seria possível dizer para atingir qual Objetivo.
Seria isto meu Caro
Abração , aproveitando para desejar ao João Alfredo, aliás a vocês, sucesso na Palestra em Viçosa

Amigo de jornada disse...

Caro João Alfredo:
A Boatemátika expressa a totalidade do momento de transição sócio-consciencial que estamos vivendo atualmente. Parabéns por conseguir expressar tudo isto nesta fórmula.

Amigo de jornada disse...

Caro Enio:
Vou tentar responder as duas questões:
1-A aceitação da realidade implica em aceitar a vida como ela é, seja aleatória ou não;
2-A felicidade-caminho nos conduz a nós mesmos, à nossa essência divina, ao eu maior, eu profundo, Self, etc.

Unknown disse...

Prezado Amigo Roberto, concordo plenamente com o sitado, minha vida tem sido uma eterna busca a essa FELICIDADE INTERGRAL, como voce sabe, aceitando todas as adversidades que essa vida tem me proporcionado. E mesmo assim continuo buscando a minha "Felicidade Integral" esteja ela onde estiver. Penso que estou proximo, agora com a minha atual experiencia vivendo em um outro Pais. Quando regressar ao Brasil farei um balanco para tentar entender se estou caminhando no rumo certo.
Um Grande abraco do seu eterno Amigo JUNINHO DA CAROLINA

Amigo de jornada disse...

Junior, lembro-lhe que você pode gozar da felicidade integral, relativamente, a partir do momento que você decidir isso, porque ela está dentro de você, e assim, ela depende apenas de você decidir colocar em prática os três itens citados.