INTRODUÇÃO
A mídia é o conjunto dos meios de comunicação, que inclui diferentes veículos, recursos e técnicas tais como jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, mala-direta, balão inflável, anúncio em site da Internet, etc. Com relação às influências da mídia na educação do espírito poderíamos fazer a seguinte pergunta: a mídia é boa ou má? Entende-se que a mídia, na realidade, é neutra, mas dependendo do seu formato, conteúdo e finalidade, ela pode transmitir influências positivas ou negativas.
Somos espíritos vivendo na escola da Terra em um processo educativo, com o objetivo de evoluir materialmente e espiritualmente. Compreende-se que influenciamos e somos influenciados pela mídia e sabe-se que a nossa personalidade se forma principalmente no período da infância e adolescência. Uma vez conscientes de nossos direitos e deveres como educandos e educadores cristãos, considera-se de extrema importância conhecer os tipos de influências da mídia, compreender a importância dessas influências e saber como proceder perante a mídia na educação do espírito.
TIPOS DE INFLUÊNCIAS DA MÍDIA EM NOSSA VIDA
A mídia influencia nossos aspectos físico, emocional, mental, moral, espiritual, social, político e comportamental, dentre outros, através de informações, idéias, propostas, conceitos e mensagens. Essa influência pode ser positiva ou negativa, dependendo do seu formato, conteúdo e finalidade. Assim, TVs, rádios, jornais podem se tornar meios de comunicação “não neutros” porque eles pertencem a alguém, a grupos e servem quase sempre aos seus interesses próprios, políticos, ideológicos e, principalmente, econômicos. Por isso vemos tantos programas televisivos que apelam para a violência e a sexualidade desorientada; letras de música que estimulam preconceitos e fazem uso de palavras pejorativas, mensagens agressivas; propaganda enganosa, etc. Alguns exemplos de influência da mídia em nossa vida são:
► A televisão apresenta problemas da radiação eletromagnética, afeta a visão e perturba o sono;
► predominância de violência, crimes e pornografia;
► expectadores passivos induzidos à imitação consciente ou inconsciente (condicionamento, máquina de sugestionar, hipnose de massa);
► massificação, padronização e formatação da consciência;
► instrumento de poder e manipulação;
► promoção do individualismo, superficialidade, alienação e competição;
► indução de hábitos alimentares, comportamentos (maneira de falar, de se vestir, de conviver com os demais), vícios (fumo, bebida, drogas, etc.), sedentarismo e consumismo;
► cultura do materialismo (beleza, ídolos do esporte, da arte e do crime);
► uso inadequado da imaginação e inteligência;
► uso inadequado do tempo (por exemplo, tempo em frente à TV comparado com o tempo da escola, religião, diálogo com os pais, atividades sociais ou educacionais sadias);
► produz preocupações precoces com questões sociais diversas (sexo, erotismo, violência, crimes, sexualidade, etc.);
► induz aceitação da imoralidade, degradação social, violência, crimes dentre outras coisas prejudiciais ao nosso desenvolvimento espiritual como se fossem coisas normais e aceitas pela sociedade (ex. novelas, filmes e programas da TV);
► estímulo para o lado mais agitado e perturbado da existência humana;
► uso dos meios de comunicação de massa a serviço de interesses econômicos de grupos;
► destruição das culturas locais;
► exploração da miséria moral e da violência nas mais variadas formas;
► “manipulação” das informações;
A mídia é o conjunto dos meios de comunicação, que inclui diferentes veículos, recursos e técnicas tais como jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, mala-direta, balão inflável, anúncio em site da Internet, etc. Com relação às influências da mídia na educação do espírito poderíamos fazer a seguinte pergunta: a mídia é boa ou má? Entende-se que a mídia, na realidade, é neutra, mas dependendo do seu formato, conteúdo e finalidade, ela pode transmitir influências positivas ou negativas.
Somos espíritos vivendo na escola da Terra em um processo educativo, com o objetivo de evoluir materialmente e espiritualmente. Compreende-se que influenciamos e somos influenciados pela mídia e sabe-se que a nossa personalidade se forma principalmente no período da infância e adolescência. Uma vez conscientes de nossos direitos e deveres como educandos e educadores cristãos, considera-se de extrema importância conhecer os tipos de influências da mídia, compreender a importância dessas influências e saber como proceder perante a mídia na educação do espírito.
TIPOS DE INFLUÊNCIAS DA MÍDIA EM NOSSA VIDA
A mídia influencia nossos aspectos físico, emocional, mental, moral, espiritual, social, político e comportamental, dentre outros, através de informações, idéias, propostas, conceitos e mensagens. Essa influência pode ser positiva ou negativa, dependendo do seu formato, conteúdo e finalidade. Assim, TVs, rádios, jornais podem se tornar meios de comunicação “não neutros” porque eles pertencem a alguém, a grupos e servem quase sempre aos seus interesses próprios, políticos, ideológicos e, principalmente, econômicos. Por isso vemos tantos programas televisivos que apelam para a violência e a sexualidade desorientada; letras de música que estimulam preconceitos e fazem uso de palavras pejorativas, mensagens agressivas; propaganda enganosa, etc. Alguns exemplos de influência da mídia em nossa vida são:
► A televisão apresenta problemas da radiação eletromagnética, afeta a visão e perturba o sono;
► predominância de violência, crimes e pornografia;
► expectadores passivos induzidos à imitação consciente ou inconsciente (condicionamento, máquina de sugestionar, hipnose de massa);
► massificação, padronização e formatação da consciência;
► instrumento de poder e manipulação;
► promoção do individualismo, superficialidade, alienação e competição;
► indução de hábitos alimentares, comportamentos (maneira de falar, de se vestir, de conviver com os demais), vícios (fumo, bebida, drogas, etc.), sedentarismo e consumismo;
► cultura do materialismo (beleza, ídolos do esporte, da arte e do crime);
► uso inadequado da imaginação e inteligência;
► uso inadequado do tempo (por exemplo, tempo em frente à TV comparado com o tempo da escola, religião, diálogo com os pais, atividades sociais ou educacionais sadias);
► produz preocupações precoces com questões sociais diversas (sexo, erotismo, violência, crimes, sexualidade, etc.);
► induz aceitação da imoralidade, degradação social, violência, crimes dentre outras coisas prejudiciais ao nosso desenvolvimento espiritual como se fossem coisas normais e aceitas pela sociedade (ex. novelas, filmes e programas da TV);
► estímulo para o lado mais agitado e perturbado da existência humana;
► uso dos meios de comunicação de massa a serviço de interesses econômicos de grupos;
► destruição das culturas locais;
► exploração da miséria moral e da violência nas mais variadas formas;
► “manipulação” das informações;
► propaganda enganosa;
► apresentação de escândalos apelativos;
► introdução de modismos vazios de sentido real para a vida;
► criação “milagrosa" de ídolos por questões simplesmente financeiras, ou seja, busca da “fama a qualquer preço”: lastimáveis produtos culturais sem qualquer mensagem positiva como provam alguns programas de TV, filmes e músicas com mensagens degradantes em torno do ser humano.
As palavras-chave nos filmes e jogos eletrônicos infantis são: agressividade, violência, crueldade, astúcia, extermínio, guerra, ódio, perversidade, destruição, rancor, medo, insegurança e fascínio por personagens virtuais.
A beleza física é muitas vezes utilizada para crescimento econômico e profissional, sem escrúpulos morais ou dignidade pessoal, chegando-se à fama na base de corrupção moral, sensualidade e sexualidade promíscua.
Prefere-se enfocar o crime e a violência em detrimento da honestidade, do cumprimento dos deveres, da educação, da cultura e do equilíbrio. Estimula-se o jovem na busca da fama e riqueza por meios ilícitos. As cenas de violência, insulto, condutas imorais logo são copiados pelas crianças e jovens.
O forte apelo emocional imposto pela mídia influencia decisivamente na formação e na estruturação da personalidade e da identidade do jovem porque os exemplos valem muito mais do que um monte de palavras. “Nossas emoções, pensamentos e atos são elementos dinâmicos de indução.” (Emmanuel, Pensamento e Vida)
Os telespectadores são, muitas vezes, manipulados pela mídia por causa de informações incorretas, mentirosas, tendenciosas, preconceituosas, distorcidas ou ambíguas prejudicando programas sérios voltados à educação, ciência, cultura, arte e saúde. Nas novelas e filmes, por exemplo, a mídia confunde amor com sexo. A televisão assume o papel de educador de crianças a adolescentes pela omissão dos pais e educadores. A participação efetiva dos pais nas vidas dos filhos é fundamental para a formação de suas personalidades e de seu caráter. Os jovens que possuem fortes vínculos familiares respeitam mais os valores morais da família, são mais seguros de si mesmos, sabem melhor controlar seus impulsos, e têm maior resistência ao apelo das drogas, sexo e violência. A verdade é que falta originalidade aos modelos de comunicação, que sempre repetem conteúdos de vulgaridade e insensatez em detrimento da educação e cultura.
A mídia possui valiosos instrumentos de formação da personalidade, da conquista de recursos saudáveis, de oportunidades iluminativas para a mente e engrandecedoras para o coração. Entretanto, são muito reduzidos, em quantidade, qualidade, duração, atratividade e eficiência os espaços reservados para programas de divulgação de mensagens educativas, culturais e dignificantes na televisão.
A venda de idéias e não produtos é feita de modo mais sutil, e por isso, é muito perigosa. Informações aparecem como se fossem reais e neutras em obras de ficção, nos noticiários, entrevistas e documentários. Não percebemos que, na maioria das vezes, as verdadeiras intenções que estão escondidas atrás da pretensa realidade que é apresentada e interpretada. A maioria dos programas da TV nada mais é do que uma realidade construída porque já foram previamente gravados.
Em nome da “democracia ou liberdade” já estamos perdendo o senso moral em face da repetição de cenas que veiculam toda forma de desinformação, comportamentos imorais, degeneração, degradação, linguagem pejorativa, sexo e violência. Sempre que nos acostumamos com certos limites, já ficamos prontos para novos limites.
As responsabilidades e conseqüências do comportamento delituoso, promiscuoso, ilícito ou violento, geralmente não são mostrados na TV. As leis da ética, da moral e do controle são substituídas pela lei do imediatismo.
IMPORTÂNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO
É justamente através da mídia que tomamos conhecimento das coisas que acontecem no mundo, ficamos sabendo das “novidades" de consumo, acompanhamos as expressões artísticas e culturais, formamos nossa opinião. As crianças e os jovens são os maiores influenciados pela mídia porque eles estão em pleno processo de formação da personalidade.
"O período infanto-juvenil, é decisivo na vida das pessoas. Por isso pais e professores estão querendo mais rigor para a programação televisiva e estão apontando filmes, novelas e programas que mais rejeitam pelo conteúdo pornográfico e apelativo, porque sabem que os ágeis meios de comunicação exercem intensa influência nos jovens. A televisão entra nos lares indiscriminadamente e exibe valores éticos e consumistas, nem sempre adequados à formação das identidades de seus filhos e/ou alunos. Por outro lado, os pais reconhecem que não são onipresentes. Não parece válido o argumento que diz que o aparelho possui um botão para desligar". (A Influência da Mídia, Alcoolismo e Drogas. Caminhos de Esperança. Enfoques, Joanna de Angelis. Leymarie Editora. RJ.RJ., pág. 83).
A maioria das crianças brasileiras tem acesso a TV e passam muitas horas diante dela. Estudos comprovam que as crianças não conseguem diferenciar entre o mundo real e o mundo virtual, transferindo o mundo irreal para o mundo real. "Quando notamos, por exemplo, que o respeito conjugal é uma coisa perfeitamente ultrapassada, que a família é uma instituição vencida, que os jovens agridem os pais a beneplácito dos roteiristas de novela e os nossos jovens descambam para o alcoolismo, para as drogas e para os suicídios, estamos diante de um dano irreversível." (Divaldo P. Franco, Palavras de Luz)
A criança é tratada pela mídia, geralmente, apenas como um futuro consumidor de produtos e serviços. Influenciados pela própria mídia, muitos pais já não se acham capazes de educar seus filhos, delegando esta educação a profissionais ou a própria mídia.
COMO DEVEMOS PROCEDER PERANTE AS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO
► Despertar a consciência: É necessário construirmos uma sociedade futura, através de uma melhor educação das crianças e dos jovens, os quais são as esperanças de uma humanidade mais produtiva, mais criativa e mais feliz.
► Educar, por exemplo, à luz da Doutrina Espírita: “O Espiritismo, sendo uma Doutrina essencialmente educativa, conforme a mensagem do Espírito de Verdade, conc1ama-nos ao amor e à instrução que poderão formar uma nova mentalidade entre os homens. A melhor maneira de tomar uma sociedade justa e altruísta é a educação das gerações novas. Sabendo que, através da educação, formaremos caracteres saudáveis, deveremos investir tudo nesta obra libertadora, que é uma das mais elevadas expressões da caridade.” (Divaldo P. Franco)
A missão do Espiritismo é transformar o homem, para que o mundo se transforme. Devemos educar principalmente pelo exemplo; se desejamos um mundo melhor utilizemos a crítica, o bom senso e a escolha correta dando a nossa cota para a elevação dos pensamentos e sentimentos coletivos, auxiliando na formação de uma " psicosfera" saudável e promotora da evolução humana.
► apresentação de escândalos apelativos;
► introdução de modismos vazios de sentido real para a vida;
► criação “milagrosa" de ídolos por questões simplesmente financeiras, ou seja, busca da “fama a qualquer preço”: lastimáveis produtos culturais sem qualquer mensagem positiva como provam alguns programas de TV, filmes e músicas com mensagens degradantes em torno do ser humano.
As palavras-chave nos filmes e jogos eletrônicos infantis são: agressividade, violência, crueldade, astúcia, extermínio, guerra, ódio, perversidade, destruição, rancor, medo, insegurança e fascínio por personagens virtuais.
A beleza física é muitas vezes utilizada para crescimento econômico e profissional, sem escrúpulos morais ou dignidade pessoal, chegando-se à fama na base de corrupção moral, sensualidade e sexualidade promíscua.
Prefere-se enfocar o crime e a violência em detrimento da honestidade, do cumprimento dos deveres, da educação, da cultura e do equilíbrio. Estimula-se o jovem na busca da fama e riqueza por meios ilícitos. As cenas de violência, insulto, condutas imorais logo são copiados pelas crianças e jovens.
O forte apelo emocional imposto pela mídia influencia decisivamente na formação e na estruturação da personalidade e da identidade do jovem porque os exemplos valem muito mais do que um monte de palavras. “Nossas emoções, pensamentos e atos são elementos dinâmicos de indução.” (Emmanuel, Pensamento e Vida)
Os telespectadores são, muitas vezes, manipulados pela mídia por causa de informações incorretas, mentirosas, tendenciosas, preconceituosas, distorcidas ou ambíguas prejudicando programas sérios voltados à educação, ciência, cultura, arte e saúde. Nas novelas e filmes, por exemplo, a mídia confunde amor com sexo. A televisão assume o papel de educador de crianças a adolescentes pela omissão dos pais e educadores. A participação efetiva dos pais nas vidas dos filhos é fundamental para a formação de suas personalidades e de seu caráter. Os jovens que possuem fortes vínculos familiares respeitam mais os valores morais da família, são mais seguros de si mesmos, sabem melhor controlar seus impulsos, e têm maior resistência ao apelo das drogas, sexo e violência. A verdade é que falta originalidade aos modelos de comunicação, que sempre repetem conteúdos de vulgaridade e insensatez em detrimento da educação e cultura.
A mídia possui valiosos instrumentos de formação da personalidade, da conquista de recursos saudáveis, de oportunidades iluminativas para a mente e engrandecedoras para o coração. Entretanto, são muito reduzidos, em quantidade, qualidade, duração, atratividade e eficiência os espaços reservados para programas de divulgação de mensagens educativas, culturais e dignificantes na televisão.
A venda de idéias e não produtos é feita de modo mais sutil, e por isso, é muito perigosa. Informações aparecem como se fossem reais e neutras em obras de ficção, nos noticiários, entrevistas e documentários. Não percebemos que, na maioria das vezes, as verdadeiras intenções que estão escondidas atrás da pretensa realidade que é apresentada e interpretada. A maioria dos programas da TV nada mais é do que uma realidade construída porque já foram previamente gravados.
Em nome da “democracia ou liberdade” já estamos perdendo o senso moral em face da repetição de cenas que veiculam toda forma de desinformação, comportamentos imorais, degeneração, degradação, linguagem pejorativa, sexo e violência. Sempre que nos acostumamos com certos limites, já ficamos prontos para novos limites.
As responsabilidades e conseqüências do comportamento delituoso, promiscuoso, ilícito ou violento, geralmente não são mostrados na TV. As leis da ética, da moral e do controle são substituídas pela lei do imediatismo.
IMPORTÂNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO
É justamente através da mídia que tomamos conhecimento das coisas que acontecem no mundo, ficamos sabendo das “novidades" de consumo, acompanhamos as expressões artísticas e culturais, formamos nossa opinião. As crianças e os jovens são os maiores influenciados pela mídia porque eles estão em pleno processo de formação da personalidade.
"O período infanto-juvenil, é decisivo na vida das pessoas. Por isso pais e professores estão querendo mais rigor para a programação televisiva e estão apontando filmes, novelas e programas que mais rejeitam pelo conteúdo pornográfico e apelativo, porque sabem que os ágeis meios de comunicação exercem intensa influência nos jovens. A televisão entra nos lares indiscriminadamente e exibe valores éticos e consumistas, nem sempre adequados à formação das identidades de seus filhos e/ou alunos. Por outro lado, os pais reconhecem que não são onipresentes. Não parece válido o argumento que diz que o aparelho possui um botão para desligar". (A Influência da Mídia, Alcoolismo e Drogas. Caminhos de Esperança. Enfoques, Joanna de Angelis. Leymarie Editora. RJ.RJ., pág. 83).
A maioria das crianças brasileiras tem acesso a TV e passam muitas horas diante dela. Estudos comprovam que as crianças não conseguem diferenciar entre o mundo real e o mundo virtual, transferindo o mundo irreal para o mundo real. "Quando notamos, por exemplo, que o respeito conjugal é uma coisa perfeitamente ultrapassada, que a família é uma instituição vencida, que os jovens agridem os pais a beneplácito dos roteiristas de novela e os nossos jovens descambam para o alcoolismo, para as drogas e para os suicídios, estamos diante de um dano irreversível." (Divaldo P. Franco, Palavras de Luz)
A criança é tratada pela mídia, geralmente, apenas como um futuro consumidor de produtos e serviços. Influenciados pela própria mídia, muitos pais já não se acham capazes de educar seus filhos, delegando esta educação a profissionais ou a própria mídia.
COMO DEVEMOS PROCEDER PERANTE AS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO
► Despertar a consciência: É necessário construirmos uma sociedade futura, através de uma melhor educação das crianças e dos jovens, os quais são as esperanças de uma humanidade mais produtiva, mais criativa e mais feliz.
► Educar, por exemplo, à luz da Doutrina Espírita: “O Espiritismo, sendo uma Doutrina essencialmente educativa, conforme a mensagem do Espírito de Verdade, conc1ama-nos ao amor e à instrução que poderão formar uma nova mentalidade entre os homens. A melhor maneira de tomar uma sociedade justa e altruísta é a educação das gerações novas. Sabendo que, através da educação, formaremos caracteres saudáveis, deveremos investir tudo nesta obra libertadora, que é uma das mais elevadas expressões da caridade.” (Divaldo P. Franco)
A missão do Espiritismo é transformar o homem, para que o mundo se transforme. Devemos educar principalmente pelo exemplo; se desejamos um mundo melhor utilizemos a crítica, o bom senso e a escolha correta dando a nossa cota para a elevação dos pensamentos e sentimentos coletivos, auxiliando na formação de uma " psicosfera" saudável e promotora da evolução humana.
► Estimular os filhos a desenvolver atitude crítica: Que objetivos estão direcionanando a indústria cultural que usa a mídia? Que valores estão sendo comunicados à sociedade? Quem está ganhando com determinado apelo na música, na novela, na propaganda? O jovem precisa ter uma posição menos ingênua e mais crítica em relação aos meios de comunicação de massa para não se tornar um simples “consumidor” de seus produtos, mas alguém atento, capaz de distinguir o certo e o errado, o positivo do negativo, a boa mensagem dos modismos sem sentido para a vida. “Fique ligado” nos seus ideais de vida contribuindo crítica e positivamente na construção de uma vida melhor e não se deixe “engolir” pela visão consumista dos dias de hoje. Aposte no futuro! Desenvolva e use o seu senso crítico.
► Administrar o tempo da família: Reservar tempo para o diálogo, lazer, educação, religião, valores culturais, morais e éticos. Administrar, junto com os filhos, o tempo que eles passam em atividades relacionadas à mídia. Ajudá-los a descobrir alternativas satisfatórias, como leitura, esportes e amizades sadias. Proporcionar entretenimentos alternativos para os filhos. Fazer coisas ou desenvolver atividades junto com os filhos relacionados com a música, natureza, serviço voluntário, espiritual, social, esportes, trabalho e aprendizado.
►Cuidar daquilo que entra em casa: Observar tudo que entra em sua casa através da mídia (fitas de vídeo, televisão, internet, jogos de computador, revistas, jornais, etc.). Conversar sobre a qualidade e conteúdo das opções de mídia. Os meios de comunicação não devem tomar o lugar dos pais na formação do comportamento e atitude dos filhos, da imagem que têm de si mesmos e de sua percepção do mundo.
► Praticar o evangelho no lar: Momento imprescindível para orientação, comunhão com os bons espíritos e estabelecimento de importantes referenciais de nossa evolução espiritual.
► Planejar conscientemente aquilo que queremos ser ou ter na vida: Fazer um projeto de vida, estabelecendo os objetivos a serem atingidos - pessoais (físicos, emocionais, intelectuais e espirituais), familiares, sociais, financeiros, profissionais, culturais e ecológicos. Para cada objetivo deverão ser detalhadas as prioridades e especificar os itens por que, como, quando, onde, quanto custa e quem pode ajudar a obter o resultado estabelecido no projeto de vidam de especificar os itensmídia, negativos.
► Orientar e dialogar com os filhos: A orientação e o diálogo constituem a melhor forma de prevenção contra os excessos do mundo. Os pais devem ter a consciência de que eles - e não a televisão - são a influência mais importante na formação dos filhos. As imagens e informações da TV devem ser usadas educativamente como temas para debater as questões e problemas do mundo. Com o tempo, os filhos saberão questionar as mensagens televisivas com as quais convivemos diariamente. Com relação à sexualidade, é preciso evitar o tabu e o preconceito. O ato sexual, por exemplo, não deve ser visto como algo sujo ou perigoso, e sim como um fato natural da vida, que será sempre belo e prazeroso, quanto mais for movido por sentimentos de afeto, sinceridade e respeito. A censura e a proibição não são os melhores recursos porque além de reforçarem uma visão preconceituosa de que fazer sexo é errado, podem ter o efeito inverso, aguçando a curiosidade das crianças e se tornarem depois o meio de contestação delas à sociedade e aos próprios pais. A sexualidade mostrada na televisão deve ser tema de conversa logo que a criança se mostrar em idade de compreender tudo isso. Deste modo, a criança compreenderá que nem tudo o que a televisão mostra é bom e deve ser imitado.
► Promover o uso correto da mídia: Devemos nos esforçar para promover a utilização adequada da mídia através da interação e participação nos diversos meios de comunicação.
BIBLIOGRAFIA
CVDEE. Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo http://www.cvdee.org.br/
FRANCO, D. P. (ESPÍRITO JOANNA DE ANGELIS). Adolescência e vida.
NAZARETH, J.Z. Um desafio chamado família. Minas Editora: Araguari, 2000.
MONICA, I.D. O Espiritismo, Comunicação e a Internet: A missão do Espiritismo é transformar o homem, para que o mundo se transforme. http://www.kardecismo.com.br/ame/sitedetalhe.asp?cat_nome=Artigos&site_id=4&url_comp=lista%3Dcategoria%26cat%5Fid%3D7%26cat%5Fnome%3DArtigos
IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS. 3 Maneiras simples de tornar sua família mais feliz. 2002.
FORMIGA, L.C.D. A Influência da Mídia. A sedução de pocotó. http://www.espirito.com.br/
portal/artigos/neurj/a-influencia-da-midia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário